O
DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: CONCRETIZANDO AÇÕES INCLUSIVAS
ATRAVÉS DA INFORMÁTICA
Clóvis Junior
Raminelli1
João Aloísio Winck2
Marcelo Augusto Siede
Riske3
Juliani Natalia dos
Santos4
RESUMO: Um dos fatores marcantes no cenário educacional da contemporaneidade é a
diversidade proporcionada pelos sujeitos que constituem os processos de ensino.
Essa diversidade torna-se mais visível quando se trata de sujeitos que possuem
algum tipo de Necessidade Educacional Especial, que podem limitar seu acesso
aos conteúdos propostos em sala de aula. A tecnologia abriga uma série de
recursos que podem facilitar a aprendizagem dos alunos, potencializando suas
capacidades. Pensando nisso, foram construídas algumas tecnologias assistivas para
atender diferentes situações educacionais de pessoas com deficiência. Os softwares
tratam do aprendizado de Libras, o primeiro deles é focado na alfabetização,
nele são apresentados os sinais correspondentes as vogais e também aos numerais.
O segundo software trata de conceitos de hardware onde são apresentadas
matrizes com imagens que através do clique fornecem acesso ao sinal
correspondente. A construção destas tecnologias foi realizada no Microsoft
Office PowerPoint, devido a sua facilidade de manuseio
e compatibilidade com diferentes plataformas. Todos os subsídios necessários
para a construção dos softwares, ou seja, o conteúdo audiovisual foi elaborado
por alunos da licenciatura em computação, como forma de demonstrar seu
potencial na realização de práticas assimiladas ao longo do curso. Essa
proposta busca efetivar ações inclusivas no contexto educacional como forma de
ampliar o campo de ensino docente nas mais diversas áreas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário